Essa, sem dúvidas, é uma das questões mais frequentes dentre as pessoas que estão iniciando ou pensando em iniciar os estudos para concursos.
De fato, o país atravessa uma crise profunda e isso impacta todos os setores econômicos, inclusive, o dos concursos públicos.
Dito isso, quero destacar dois pontos: primeiro, os entes políticos realizam suas funções essenciais por meios de seus agentes públicos. Esses agentes públicos se aposentam, morrem, mudam de carreira,etc. Desse modo, ainda que os concursos demorem um pouco pra sair é impossível que deixem de acontecer. Como exemplo, cito os concursos de tribunais que estão pipocando pelo país (TRT 11, TRT 24, TRF 2ª) e que são uma grande oportunidade para administradores que desejam trabalhar na área. Digo isso, pois o cargo de Analista Judiciário - área administrativa, em que pese seja aberto para qualquer formação superior, tem atribuições, na prática, típicas de um administrador.
Até mesmo o poder Executivo federal que suspendeu os concursos públicos, recentemente, publicou edital para provimento de vagas no Ministério da Saúde. As vagas estão distribuídas por todo país e podem ser a porta de entrada para a carreira no setor público.
![](https://static.wixstatic.com/media/f938a3_6731ca466898429bbe4d6cadd312ba69~mv2.jpg/v1/fill/w_331,h_152,al_c,q_80,enc_auto/f938a3_6731ca466898429bbe4d6cadd312ba69~mv2.jpg)
O segundo ponto refere-se ao tempo de preparação. Aos iniciantes talvez não pareça fazer sentido estudar alguns meses sem edital publicado. Na verdade, esse período de espera é o maior aliado das pessoas que, de fato, vão chegar brigando pelas vagas. O tempo da publicação do edital até a prova gira em torno de 60-70 dias, em média. Dependendo do concurso é improvável, para não dizer impossível, você fechar sequer 70-80% do conteúdo do edital nesse período.
Assim, acredite: se você quer passar, deve aprender a estudar sem edital. O período pós-edital é para focar nos exercícios da banca e revisões.
Em resumo, se você deseja construir uma carreira no serviço público, não é hora de desanimar. Pelo contrário, mantenha-se sereno e firme nos seus estudos. Dicas pra lidar com as finanças durante esse período de preparação você encontra em Concurseiro Milionário.