top of page

Revolucione sua forma de estudar lei seca!

Foto do escritor: Marcelo SoaresMarcelo Soares

Fala galera do Adm Concurso. Firme nos estudos?

Espero que sim.

Hoje vamos bater um papo sobre o estudo da literalidade dos dispositivos legais, a famosa lei seca!

Primeiro quero destacar a importância desse estudo.

Meus amigos, ninguém passa em concurso público sem saber a literalidade dos principais dispositivos normativos (Constituição Federal, Estatuto do Servidor Público, Lei de Licitações, Lei de Improbidade Administrativa, etc).

Mesmo as provas para cargos top das galáxias (carreiras fiscais, carreiras de controle e mesmo algumas carreiras jurídicas) são compostas em sua maioria por questões que dependem exclusivamente do conhecimento da literalidade das normas.

“Mas Marcelo, são muitos artigos, muitas matérias..socorro!!!”

Sem pânico..rsrs. De fato, são muitas leis e dispositivos que constam nos editais e para você se sair bem nas provas é preciso aumentar a eficiência desse estudo. Nada de ficar louco e tentar ir lendo todas as notinhas de rodapé de todas as leis que constam no edital. Você não conseguirá vencer nunca o edital com essa metodologia.

O que você vai fazer é muito simples meus amigos: imprimir a lei seca no site do planalto e já vai partir para fazer questões daquela lei.

“Como assim Marcelo? Sem nunca ter lido eu vou pegar questões para resolver?”

Isso mesmo. Seu trabalho nesse momento não é acertar as questões é dar uma mapeada geral na lei pra ver o que realmente cai daquela norma.

“Não sei se entendi bem Marcelo. Isso funciona mesmo?”

Sim meu caro. Para você ter uma ideia como é isso na prática eu fiz esse trabalho com a Lei nº 8.666 e com TODAS as questões que a FCC em 2016 (8.666 segundo FCC). Sabe o resultado? Dos 126 artigos, foram cobrados apenas em torno de 25 artigos. Além disso, três artigos sozinhos responderam por incríveis 40% de todas as questões elaboradas sobre essa lei.

E isso acontece sempre. As bancas não são criativas. Elas repetem questões e cobram repetidamente os mesmo artigos. Para cada lei, você precisará saber bem em torno de 20% dos artigos apenas para matar as questões.

Entendeu o segredo? Você vai descobrir quais são os artigos mais cobrados para depois direcionar o seu estudo.

Vamos ver como isso funciona: você vai pegar uma caneta e sua lei impressa e vai partir para responder a primeira questão.

Você vê o tema da questão e dá uma procurada na lei pra ver em que parte fala sobre esse tema (esse processo fica bem mais fácil se você assina sites como TEC Concursos ou QConcursos, nos quais nos comentários já constam os respectivos artigos que fundamentam as respostas).

Achou o artigo que tem a resposta da questão? Então, anota do ladinho do artigo, na margem, a banca com o ano e o concurso que cobrou aquele conhecimento. Dá uma olhadinha no exemplo abaixo:

Depois de fazer uma bateria de questões (uma média de 50, pelo menos) vai perceber uma coisa....já sabe o que é, né?

Exatamente!! Uns artigos vão estar cheios de anotações com questões anteriores e outros vão estar intactos. Sem sequer uma anotação.

Adivinha agora o que você vai estudar? Rsrsrs.

Então meu chapa, é partir para o abraço e focar o estudo naquilo que cai. Estudar com eficiência, sempre.

Saiu o concurso que estou de olho, pego essas leis e dou uma revisada nos artigos que têm anotação e passo para as questões. Desse jeito o seu tempo pós-edital vai ser dedicado aos conteúdos que você ainda não domina. Acredite: você perceberá um aumento de eficiência enorme tanto no estudo quando nas revisões das leis. Uma verdadeira revolução na sua maneira de estudar lei seca.

Era esse o tema de hoje e espero que tenha curtido o artigo.

Convido sempre a continuar acompanhando o nosso trabalho aqui no site. Temos muitas dicas para te ajudar a aprimorar sua preparação. Nosso ponto de encontro para dúvidas você já conhece: Fale Conosco.

Um grande abraço.

Marcelo Henrique

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 - Professor Marcelo Soares | Todos os direitos reservados

bottom of page