top of page

Redação Fundação Carlos Chagas - Temas de interesse geral (2/3)

Foto do escritor: Marcelo SoaresMarcelo Soares

Olá amigos, tudo bem?

Esse é o primeiro artigo que produzo nesse novo ano - o ano da sua aprovação.

REDAÇÃO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – TEMAS DE INTERESSE GERAL (02/03)

Conforme prometido, estamos aqui no nosso segundo encontro para trata dos temas de interesse geral segundo a Fundação Carlos Chagas – FCC.

Como havíamos combinado, espero que tenha produzidos os textos propostos no primeiro artigo. Ao final desse artigo, eu tenho uma surpresa bem legal para quem está produzindo os textos. Acompanhe.

Nesse segundo artigo, selecionei quatro novos temas de interesse geral que apareçam nos concursos da FCC. Eu chamo esse artigo de "propostas especiais de redação da FCC". Perceberá que as provas que comentaremos hoje a FCC faz uma cobrança ligeiramente diferente daquele formato tradicional do primeiro artigo: uma proposta de tema para uma redação de 20 a 30 linhas.

Destaco que, apesar de a forma de cobrar ser diferente, os itens dos editais dos concursos que veremos são semelhantes/idênticos aos itens que constam nos editais do TRT11, TRT24 e TRF2. Logo, é sim possível que na sua prova conste uma dessas formas de cobrança especial da FCC.

A primeira proposta de tema geral do artigo de hoje é da prova de Analista Judiciário – área judiciária do TRE-SP.

Bem, nessa prova a peculiaridade foi bem positiva para os candidatos. A banca deu uma ajudinha e apresentou duas propostas de redação. O candidato poderia optar por qualquer uma das propostas para produzir o texto. O mais interessante é que a banca não destacou isso no edital, que constava:

10.3 Na Prova Discursiva-Redação, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo a partir de uma única proposta, sobre tema atual e poderá versar sobre tema relacionado a área de atividade ou a especialidade do cargo.

Perceba, portanto, que deve ter sido uma surpresa agradável aos candidatos essa possibilidade.

Entretanto, antes de você comemorar e achar que vai ter essa moleza, quero destacar que não acho provável que isso acontecerá nos concursos vindouros (TRT11, TRT24 ou TRF2). Das provas que comentamos essa é a mais antiga (aplicada em Março/2012) e é nítida uma mudança na elaboração dos temas e do formato de prova de redação ao longo desse tempo pela FCC.

Ao final do artigo, comentarei mais um pouco sobre o formato de cobrança que acho mais provável para os concursos que estão por vir este ano.

TRE SP – Analista Judiciário – área judiciária

Vamos em frente.

A próxima prova é também de um Tribunal Regional Eleitoral. Dessa vez, estamos falando do TRE/AP. A prova foi aplicada em 2015 e já vem no formato "moderno da FCC": apenas uma proposta de redação e com temas de interesse geral/atual - sem pertinência com o cargo.

Entretanto, a peculiaridade dessa prova é que a banca apresentou dois textos com posições argumentativas diferentes e solicitou que o candidato comentasse os argumentos apresentados em cada texto e se posicionasse acerca do tema, que era o avanço da medicina.

TRE AP – Analista Judiciário – área administrativa

Em outro TRE e também no mesmo ano (2015), a FCC colocou novamente textos com posições argumentativas divergentes e solicitou que o candidato se posicionasse acerca do tema. Dessa vez, a proposta apresentava três textos e foi elaborada pela banca no concurso do TRE/RR

TRE RR – Analista Judiciário – área administrativa

Para completarmos a análise dos temas desse artigo, vamos finalizar com uma prova também de 2015 - TRT 3ª Região (MG). Nesse concurso, apenas o cargo de Técnico Judiciário - área administrativo teve a prova de Redação com tema geral. Para os cargos de nível superior, a banca elaborou propostas discursivas sobre os conteúdos específicos - prova discursiva que a FCC denomina de Estudo de caso.

TRT 3ª Região –Técnico Judiciário – área administrativa

Suponho que tenha percebido o que eu percebi. Em 2015, a FCC adotou um formato de prova de redação bem característico : apresenta vários textos acerca de um tema e pede para o candidato comentar e se posicionar acerca dos argumentos.

É por isso que é importante estudarmos a forma de cobrança da banca. Felizmente as bancas não são criativas e tendem a repetir um padrão de cobrança. Dessa premissa, considerando a análise das provas mais recentes minha aposta para os concursos desse ano é um formato de provas mais parecido com o que vimos no primeiro artigo: apenas uma proposta de redação e sobre um tema mais genérico – sem nenhuma pertinência com o cargo.

De todo modo, sugiro mais uma vez que produza TODOS os temas que abordamos até aqui. A prática da produção de textos é indispensável para que sinta segurança de desenvolver a redação no dia de sua prova, principalmente, para tornar mais célere o processo de transpor as ideias para o papel. Seu tempo será limitado e é por isso que sempre recomendo que cronometre o tempo que tem demorado para desenvolver bem o tema.

Chegamos ao final do artigo de hoje e está na hora de revelar nossa magnífica surpresa.

Bem, é provável que você não saiba, mas o Adm Concurso é ainda um bebê que sequer deu os primeiros passos. Estamos em fase Beta ainda. Do trabalho que até fizemos até aqui nos deu resultados bem satisfatórios. Em menos de um mês, literalmente, atingimos todos estados do país e mantemos inclusive visitantes recorrentes de outros países. Enfim, para celebrar esse primeiro mês de vida e reafirmarmos nosso compromisso com a sua aprovação: vamos sortear 10 correções de propostas de redação.

Isso mesmo!!! Você pode ter uma correção profissional aos moldes da correção da FCC inteiramente gratuita. Para essa missão, convocamos uma professora especializada em revisão de textos para fazer a correção, bem como avaliar as possíveis melhorias que você pode fazer na hora de estruturar o seu texto.

Para participar é bem simples: basta compartilhar esse artigo com seus amigos no Facebook e se inscrever na newsletter do site. Faremos o sorteio no dia 20/01/17 e encaminharemos ao vencedores um e-mail com as instruções necessárias para correção.

Por fim, no dia 30/01/16 irá ao ar o terceiro artigo da nossa série que trará dicas finais para a prova de Redação da FCC e uma análise panorâmica sobre os temas. Além disso, nossa professora convidada comentará sobre os erros mais comuns na produção de redações para concursos e como evitá-los.

Espero que tenham curtido e continuem acompanhando o site. Teremos muuuitas novidades por vir ainda.

Grande abraço.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 - Professor Marcelo Soares | Todos os direitos reservados

bottom of page