Não importa se você está começando ou já é um concurseiro calejado...tenho certeza que você já passou dias ou mesmo semanas adiando a volta aos livros.
Certamente você terá algumas justificativas bem razoáveis para não ter estudado. Nessas horas, o trabalho, os filhos e as atividades domésticas são os alvos preferidos...só que no fundo você provavelmente sabe que conseguiria e até mesmo deveria ter estudado, pelo menos, alguns minutinhos por dia...
A verdade é que estamos rotineiramente nos sabotando. O que a maior parte dos candidatos não percebe é que essa sabotagem deriva de um único sentimento: o medo da reprovação.
Sejamos sinceros: quem nunca justificou um resultado ruim em uma prova com algo do tipo: "Aahh..mas eu nem tava estudando pra esse concurso. Fiz só pra testar mesmo." .
O ponto é que muitas vezes não estudamos com todo o afinco para podermos nos apoiar nessas desculpas.
São poucos os candidatos que têm o brio necessário pra olhar no espelho e dizer que, apesar do seu esforço, você não foi bem nesse concurso.
É mais fácil continuar nesse jeitinho de estudar só de leve pra não gerar muitas expectativas nem em você e, principalmente, nos outros. Assim, se der certo posso encher o peito pra falar: "Passei nesse concurso sem estudar" e se não der certo continuo com a boa e velha desculpa "Esse eu fiz só pra testar mesmo..nem estudei".
Quanto mais você se dedica , mais retorno você espera. Assim, se você não se dedicar tanto, tudo bem não ser aprovado...certo?
NÃO.
Você estará só perdendo tempo ao fazer isso. Toda vez que eu escuto alguém falar "eu não estudei, mas vou fazer a prova porque vai que..." eu lembro dessa imagem
Cá entre nós...quais são as chances do branquelo aí de cima?
"Vai que...." . Vai que não vai dar em nada. Salvo se você já tiver muitas horas de vôo no mundo dos concursos, você só colecionará mais uma reprovação e mais um domingo perdido ao fazer uma prova para a qual não estudou.
Eu sei que é um saco lidar com a expectativa dos outros, principalmente, dos mais próximos. Seus pais, seu marido/esposa, aquele tiozão no almoço de domingo que vai perguntar na frente de todo mundo como foi a prova, seus amigos que perceberam que você deixou de sair....Enfim, infelizmente, isso é uma parte do preço que você tem que pegar.
Mas o que preciso te falar hoje é que se você não se dedicar por inteiro, não terá os resultados que almeja. Eu sei o quanto o medo da reprovação nos atrapalha. Sei o quanto é angustiante estudar sem ter alguma garantia...Lembro particularmente do carnaval de 2011 que passei inteiro estudando pro concurso do TRF1 e pensando "Se eu morrer antes que colher os resultados desse estudo, vou ficar muito puto!".
Felizmente, eu colhi o resultado bem antes da morte..rsrsrs e você também colherá os resultados.
O que posso dizer pra vocês é que a maior garantia de resultados é a sua dedicação. Se você se dedicar e tiver resiliência para lidar com as frustrações inevitáveis do meio do caminho, você conseguirá ser aprovado no cargo que quiser. Não importa se o seu sonhos é ser policial, técnico, analista, juiz, auditor, promotor.....não importa. Você com a dose certa de esforço conseguirá....não há dúvidas...
"Ah..Marcelo..como você sabe?"
Acredite...até chegar no meu tão sonhado/almejado/querido/amado e tão alegremente exercido cargo de Auditor do Estado da CGE/MT eu reprovei.
Eu reprovei, reprovei e reprovei mais uma vez só para garantir. Quando finalmente dominei todos os assuntos importantes do edital, enfim,....reprovei mais umas duas vezes. Pense em um cara que reprovou.... (eu ainda falarei sobre essas reprovações aqui em outro momento).
Eu ainda acho que venci as bancas no cansaço..rsrsrs.
De toda forma, como nossa vozinha nos ensinou: "Água mole em pedra dura.......", e, assim, minha hora chegou. E quando chegou veio de lote. Tive a maravilhosa dor de cabeça de poder escolher entre três cargos excelentes.
Então, confia em mim. CONFIA. Vai dar certo.
Não se poupe...não pare de estudar antes de ter batido a meta do dia, não deixe outras pessoas/fatores te afastarem do seu maior compromisso: o compromisso de realizar o seu sonho.
Encare cada dia de estudo como um desafio a ser superado, uma luta a ser vencida e não pare de lutar enquanto a luta não tiver acabado. Não pare!
Dia a dia você deve fazer o melhor possível naquele dia. Tem uma frase que gosto muito e que quando estava atolado de trabalho (tinha função de confiança no TRF1 e em alguns períodos no ano trabalhava 10 horas ou mais por dia) eu lembrava:
"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas não continue em frente de qualquer jeito". Martin Luther King
Então meus amigos...se sua vida estiver um caos nesse momento e você não estiver conseguindo voar, correr ou mesmo andar na direção dos seus sonhos..talvez seja hora de rastejar com poucos minutinhos de estudo por dia, mas não deixe de caminhar.
***
Espero que tenham gostado do nosso bate-papo de hoje. Se gostou, compartilha com os amigos de guerra e não deixa de colocar nos comentários sugestões de temas para os nossos próximos bate-papos.
Grande abraço
Marcelo Henrique Soares