Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Se você gosta de praticar com questões comentadas gratuitas, sugiro que conheça o Administração faixa preta, que é o maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. São mais de 500 questões!!! Além das questões, você tem áudios e videoaulas exclusivas.
Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?
Pois bem.
Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a diferença entre chefe e líder.
Um ponto importante e muito explorado em provas de concurso público é que a liderança não está necessariamente relacionada a chefia.
“Como assim Marcelo?”
Ser chefe significa ocupar uma posição hierarquicamente superior dentro da estrutura organizacional. Assim, João será o chefe de Pedro, por exemplo, se ocupar um cargo (autoridade formal) que possui poder de autoridade perante Pedro, ou seja, poder de dar ordens e exigir cumprimento delas. O fato de poder dar ordens não torna João necessariamente um líder. A liderança está baseada na influência e isso não necessariamente decorre da autoridade formal (poder legítimo).
Acabamos de ver que existem diferentes tipos de poder, certo? Então, o chefe seria aquele indivíduo que se baseia exclusivamente no poder de autoridade (legítimo) para determinar o comportamento dos subordinados.
O líder influencia os liderando independentemente de possuir ou não um cargo, ou seja, a liderança não se baseia necessariamente no poder legítimo e pode ser exercida também pelo poder carismático ou de perícia, por exemplo. Então, guarde uma coisa para o resto da sua vida: o chefe não necessariamente é um líder. Diversos autores traçaram distinções no comportamento do indivíduo que é apenas chefe (possui autoridade formal, mas não exerce liderança) do comportamento do indivíduo que atua como um líder. Essas diferenças são frequentemente exploradas em provas, a partir da obra de Bennis (1996):
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_2e18c17aca9a4cd7a37a629ca2d1568b~mv2.png/v1/fill/w_558,h_356,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_2e18c17aca9a4cd7a37a629ca2d1568b~mv2.png)
Vamos fixar com algumas questões?
CONSUPLAN – TSE – Analista Judiciário – 2012)
Considerando a dicotomia gerente vs. líder nos estudos sobre liderança, corresponde a um líder no sentido contemporâneo do termo aquele que:
a) prioriza fazer as coisas da maneira certa.
b) pergunta, principalmente, como e quando as coisas devem ser feitas.
c) focaliza as pessoas, primordialmente.
d) mantém, preferencialmente, os olhos na base da organização.
COMENTÁRIO:
Alternativa A. Errado. Característica do chefe (gerente).
Alternativa B. Errado. Característica do chefe (gerente).
Alternativa C. Certo. O foco nas pessoas é característica do líder.
Alternativa D. Errado. O líder mantém os olhos nos objetivos estratégicos da organização.
Gabarito: C
CESBRASPE(CESPE) – DEPEN – Agente Penitenciário – 2015)
Liderança é a capacidade de uma pessoa, designada para um cargo de direção na organização, influenciar outra para alcançar metas e objetivos.
COMENTÁRIO:
A liderança, diferentemente da chefia, não está vinculada a um cargo de direção na organização. A liderança está vinculada, na verdade, à capacidade de influenciar o comportamento.
Gabarito: ERRADO
FGV - SUSAM - Administrador- 2018)
Com relação às atitudes e habilidades de líderes e gerentes, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Um líder faz as coisas da maneira certa.
( ) Um líder focaliza as pessoas.
( ) Um gerente pergunta como e quando.
( ) Um gerente tem a perspectiva de longo prazo.
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, V, V e V.
b) F, V, V e F.
c) F, V, F e F.
d) V, V, F e V.
e) V, F, F e V.
COMENTÁRIO:
O chefe é aquele indivíduo que se baseia exclusivamente no poder de autoridade (legítimo) para determinar o comportamento dos subordinados. O líder influencia os liderando independentemente de possuir ou não um cargo, ou seja, a liderança não se baseia necessariamente no poder legítimo e pode ser exercida também pelo poder carismático ou de perícia, por exemplo. Guarde uma coisa para o resto da sua vida: o chefe não necessariamente é um líder.
Vamos analisar as afirmativas.
(FALSO) Um líder faz as coisas da maneira certa.
O chefe faz certo as coisas (eficiente) e o líder faz as coisas certas (eficaz)
(VERDADEIRO) Um líder focaliza as pessoas.
O líder foca primordialmente nas pessoas e o chefe foca nas atividades.
(VERDADEIRO) Um gerente pergunta como e quando.
O chefe foca nas atividades (como e quando as coisas devem ser feitas).
(FALSO) Um gerente tem a perspectiva de longo prazo.
O chefe tem perspectiva de curto prazo e o líder prioriza o longo prazo.
Portanto, alternativa B está correta (F-V-V-F)
Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, clique no botão abaixo e conheça a maior formação em Administração para as provas da FGV:
Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube.
Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.
Commentaires