Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Antes de começarmos, quero te deixar dois convites especiais, de acordo com a sua necessidade.
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Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras de concursos públicos. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?
Pois bem. Feito os convites, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre o processo de comunicação.
Estamos tão habituados com o processo de comunicação que, por vezes, não percebemos toda a sua complexidade. Stephen Robbins (2014) identifica cinco elementos fundamentais no processo de comunicação:
![Esquema visual do processo de comunicação](https://static.wixstatic.com/media/f938a3_5a87d52930ca420a82d8d94ebe8f5255~mv2.png/v1/fill/w_66,h_15,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/f938a3_5a87d52930ca420a82d8d94ebe8f5255~mv2.png)
Fonte: Robbins (2014, p.286)
Vejamos as características básicas de cada um desses elementos:
Fonte/remetente: elemento que dá início ao processo de comunicação. Trata-se da pessoa, grupo ou organização que deseja tornar comum alguma ideia, dado ou informação por meio de uma mensagem. Neste momento, eu sou o remetente da comunicação que estamos tendo.
Codificação/Transmissor: É o meio ou aparelho usado para codificar a ideia ou significado por meio de uma forma de mensagem. Codificar significa colocar a informação na forma que possa ser recebida pelo destinatário. No caso desta aula, a codificação ocorreu quando eu estava escrevendo estas linhas. Ao codificar a mensagem, eu estou buscando colocar os conceitos que estão em minha cabeça na forma de um código, que é a língua portuguesa.
Canal: meio escolhido pelo qual a mensagem flui entre a fonte e o destino. É o local, ambiente ou espaço no qual os elementos envolvidos no processo de comunicação entram em contato. No caso, temos nossa aula em pdf atuando como canal de comunicação.
Decodificação/Receptor: Meio ou aparelho que decodifica e interpreta a mensagem para oferecer um significado. A decodificação é a tradução feita pelo receptor acerca do conteúdo da mensagem encaminhada pelo remetente. Ao ler cada uma das palavras deste material, você automaticamente está decodificando o código (a língua portuguesa) e fazendo associações com o seu conhecimento prévio. A decodificação apenas é possível, caso você domine o código. Se você fosse um estrangeiro que não domina a língua portuguesa, provavelmente, teria dificuldades de compreender esta mensagem.
Destinatário/Destino: é a pessoa, grupo ou organização a quem se destina a mensagem. Você, meu nobre amigo(a), é o destinatário da mensagem.
Feedback/Retroação: Para confirmar a comunicação, o destino deve proporcionar retroação ou retroinformação. A retroação é a confirmação de que a mensagem foi compreendida ou não. Sempre peço a opinião sincera dos alunos sobre as aulas, pois sem a retroação não tenho condições de saber se a mensagem está sendo compreendida adequadamente. J
Ruído: são as interferências que afetam a percepção sobre o conteúdo da mensagem. Ocorre, em muitos casos, em virtude das barreiras à comunicação. A utilização de gírias é um exemplo de fonte potencial de ruídos. Se eu dissesse algo como: “Essa aula está até o tucupi de exercícios”, talvez você não compreendesse. Se o seu adorado ligasse o som alto tocando Evidências de Chitãozinho e Xororó, dificilmente minha aula conseguiria competir. Mais uns segundos e você estaria cantarolando “E nessa loucura de dizer que não te quero vou negando...”. Assim, um som alto também pode ser uma fonte potencial de ruído da nossa comunicação.
Existem muitas classificações doutrinárias sobre o processo de comunicação. Assim, embora a essência seja a mesma, as nomenclaturas dos elementos desse processo podem variar um pouquinho. Em algumas provas, por exemplo, utiliza-se o nome fonte, em vez de remente. Em outros casos, utiliza-se o nome receptor, em vez de destinatário. Meu conselho é que seja flexível e considere como corretas essas variações, ok?
Importante ainda conversarmos um pouco sobre a danada da redundância. A redundância é um elemento incidental do processo de comunicação, isto quer dizer que ela pode ou não estar presente. A redundância consiste no envio de mais de uma mensagem com o mesmo significado como estratégia para aumentar a probabilidade de que o receptor compreenda corretamente a mensagem.
Bons professores costumam ser redundantes nos principais assuntos justamente porque objetivam aumentar as chances de que todos os alunos compreenderem de forma correta o que está sendo explicado. Ao apresentar um exemplo prático, o professor reforça o que já foi dito de uma outra forma para fixar a ideia. Eu, por exemplo, acabei de fazer uma redundância ao dar um exemplo do próprio conceito de redundância. Doideira, né?
Existe uma relação muito próxima do feedback (ou retroação) com a redundância. Como vimos, a retroação ocorre quando o destino responde à fonte com uma mensagem de retorno – a segunda mão da estrada. A retroação é uma poderosa ajuda para a eficácia da comunicação porque permite que a fonte verifique se o destino recebeu e interpretou corretamente a mensagem. Se a reação do destinatário não é adequada, a fonte pode concluir que a comunicação não foi bem-sucedida (houve ruído) e que outra mensagem deverá ser transmitida – o que chamamos de redundância. Se a reação do destinatário foi apropriada, a fonte pode concluir que a comunicação foi completada, não havendo necessidade para uma nova mensagem com o mesmo significado. (Chiavenato, 2015, p. 407).
Por fim, vale pontuar que muitos problemas na comunicação podem decorrer do processo de codificação (momento que eu estava escrevendo a aula), quanto no momento da decodificação (processo de leitura). A doutrina pontua três problemas clássicos da comunicação:
1. O receptor não conhece a codificação e não sabe decodificá-la
Caso a aula estivesse escrita em um idioma que você não conhecesse, a comunicação tornar-se-ia impossível. Como todo brasileiro, eu achava que sabia falar espanhol. Quando visitei países em que o espanhol é a língua materna, percebi o quanto eu estava enganado. A comunicação era essencialmente mímica Rsrsrs
2. O receptor tem dificuldade em interpretar a codificação.
A dificuldade em interpretar a codificação pode decorrer de certa inaptidão do destinatário ou do emissor. Isso poderia acontecer, por exemplo, com indivíduos que possuem certo nível de analfabetismo funcional e que, embora saibam ler as palavras, não conseguem compreender o seu significado. O emissor também pode prejudicar a qualidade da mensagem quanto faz opta por um conteúdo ambíguo ou repleto de jargões e gírias, por exemplo.
3. O receptor não está sintonizado no canal
Isso ocorre quando o receptor da mensagem não está completamente atento ao canal. Esse é um problema recorrente com alguns concurseiros. Algumas vezes, a rotina maçante os faz divagar no meio de uma aula. Quem nunca se pegou, no meio de uma aula, pensando no que fará após ser aprovado? Eu sempre imaginava as viagens, a casinha e os filhos que gostaria de ter depois de aprovado. Felizmente, realizei boa parte desses sonhos, e você também, em breve, realizará os seus, mas, por enquanto, presta atenção na aula! Rsrs.
CESPE – EBSERH -2018
No âmbito das organizações, a comunicação é afetada por ruídos que podem alterar ou deturpar a mensagem transmitida de forma imprevisível e são passíveis de redução por meio da redundância.
COMENTÁRIO: O enunciado sintetiza exatamente o que acabamos de ver: a redundância pode ser utilizada como ferramenta para diminuição do ruído das comunicações da organização. Gab: Certo
FCC – Pref. Recife – Agente Administrativo – 2022
Feedback e Ruído são partes fundamentais do processo de comunicação organizacional. São conceituadas, resumidamente, como: A) Feedback é a resposta do receptor, indicando que recebeu a mensagem e a compreendeu, e Ruído é o processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem que lhe foi enviada. B) Feedback é o processo pelo qual os símbolos que representam a mensagem são enviados ao receptor, e Ruído é qualquer distúrbio que provoque interferência ou distorções na comunicação. C) Feedback é a resposta do receptor, indicando que recebeu a mensagem e a compreendeu, e Ruído é qualquer distúrbio que provoque interferência ou distorções na comunicação. D) Feedback é o processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem que lhe foi enviada, e Ruído é o processo pelo qual os símbolos representam o conteúdo da mensagem. E) Feedback é o processo pelo qual a mensagem é transformada em símbolos passíveis de ser transmitidos, e Ruído é a resposta do receptor, indicando que recebeu a mensagem.
COMENTÁRIO: Alternativa A. ERRADO. Feedback é corretamente definido como a resposta do receptor, indicando que recebeu a mensagem e a compreendeu. No entanto, ruído não é o processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem que lhe foi enviada. Ruído, na comunicação, refere-se a qualquer interferência que possa alterar, distorcer ou impedir a comunicação eficaz. Alternativa B. ERRADO. Aqui, a definição de feedback está incorreta. Feedback não é o processo pelo qual os símbolos que representam a mensagem são enviados ao receptor; isso está mais relacionado ao processo de codificação da mensagem. A definição de ruído aqui é correta - é qualquer distúrbio que provoque interferência ou distorções na comunicação. Alternativa C. CERTO. Esta opção descreve adequadamente tanto o feedback quanto o ruído. Feedback é a resposta do receptor, indicando que a mensagem foi recebida e compreendida, e ruído é qualquer distúrbio que possa interferir na comunicação eficaz. Alternativa D. ERRADO. Feedback não é o processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem que lhe foi enviada; isso está mais relacionado à decodificação da mensagem. O ruído não é o processo pelo qual os símbolos representam o conteúdo da mensagem, mas sim qualquer interferência que possa distorcer ou impedir a comunicação eficaz. Alternativa E. ERRADO. A definição de feedback e ruído aqui estão trocadas e também mal interpretadas. Feedback não é o processo pelo qual a mensagem é transformada em símbolos passíveis de ser transmitidos, isso é mais sobre a codificação da mensagem. O ruído não é a resposta do receptor, indicando que recebeu a mensagem, isso é feedback. Gab: C.
Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração para concursos públicos, sugiro que conheça o Administração em esquemas.
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Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.