Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
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Pois bem.
Feito o convite, vamos ao que interessa.Hoje, conversaremos sobre o conceito de Valor, tema de vendas e negociação para o concurso do Banco do Brasil.
O valor, que é um conceito central do marketing, é a relação entre a somatória dos
benefícios tangíveis e intangíveis proporcionados pelo produto e a somatória dos custos
financeiros e emocionais envolvidos na aquisição desse produto
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_bef09484965049ac9feec952db8b792d~mv2.png/v1/fill/w_602,h_189,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_bef09484965049ac9feec952db8b792d~mv2.png)
O conceito de valor é importantíssimo para todas as pessoas que trabalham com
vendas ou marketing. De maneira prática, valor corresponde a quanto o cliente acha que
determinado produto (bem ou serviço) acrescenta ao seu patrimônio. Vamos entender isso um
pouco melhor:
1o Exemplo: Qual o valor que você acha que possui os óculos abaixo?
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_edaf29f915874c799321b45c141270cc~mv2.png/v1/fill/w_307,h_181,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_edaf29f915874c799321b45c141270cc~mv2.png)
As lentes estão estilhaçadas e uma das hastes está quebrada. Além disso, talvez, você
sequer precise de óculos. Assim, o valor que você atribuirá a esses óculos será muito baixo.
Afinal, ainda que eu lhe dê esses óculos de presente, você terá um ganho muito pequeno no seu
patrimônio. Agora, vejamos outro exemplo:
2o Exemplo: Qual o valor que você acha que possui o carro abaixo?
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_1bc4a9f05b624054b6b3f052de241be3~mv2.png/v1/fill/w_375,h_176,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_1bc4a9f05b624054b6b3f052de241be3~mv2.png)
A imagem apresenta um carro esportivo, aparentemente, novinho. Legal, né?
Então, deixa eu te perguntar uma coisa:
Você trocaria os óculos quebrados pelo carro esportivo novinho?
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_7628eaa456884cca9bdf3845c2b1ad4c~mv2.png/v1/fill/w_621,h_280,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_7628eaa456884cca9bdf3845c2b1ad4c~mv2.png)
“Pergunta idiota, Marcelo. É claro que sim. Na hora!”
Ok. Eu sei que a pergunta é boba, mas o que eu quero que entenda é a lógica por trás
dela. Afinal, por que você aceitaria realizar essa troca? Pensa um pouco e reponde em seguida:
[....]
Resposta: Ora, você e a maioria das pessoas optaria pelo carro porque o carro possui
um valor maior do que os óculos quebrados. Simples assim. Então, guarde coisa para o resto da
vida: na hora de fazermos uma troca, vamos escolher aquilo que, na nossa avaliação, possui
maior valor.
Moleza até aqui, né?
“Tranquilo, Marcelo. Mas o que isso tem a ver com Vendas e Marketing?”
TUDO!!!
O que você precisa saber agora é que o ato de compra é um processo de troca, isto é,
trocamos dinheiro por um bem ou serviço.
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_aad0cb2d54164304ac1ed3004146f57e~mv2.png/v1/fill/w_598,h_293,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_aad0cb2d54164304ac1ed3004146f57e~mv2.png)
Para que a gente aceite realizar essa troca, teremos que ter certeza de que o produto
(bem ou serviço) possui um valor maior do que o nosso dinheiro, ou seja, só comparemos algo
se acreditarmos que será vantajoso. De maneira mais simples, só aceitaremos trocar nosso
suado dinheirinho, caso o bem ou serviço a ser adquirido tenha um valor maior do que o
dinheiro.
Lembra da regrinha que aprendemos com o exemplo do carro e dos óculos? Pois é. Ela
também se aplica no momento da compra. Só escolheremos o produto ou serviço, caso
acreditemos que eles são mais valiosos que o dinheiro exigido para os adquirir.
É exatamente por causa dessa regrinha mágica (ao realizar trocas, buscamos aquilo que
tem maior valor) que o Marketing é tão importante. As ações de Marketing buscam aumentar
a percepção de valor dos bens e serviços, e , assim, estimular a troca de dinheiro por bens e
serviços. Essa é a lógica.
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_effb03ed72b64f64bc72cdb68f7f2b29~mv2.png/v1/fill/w_596,h_273,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_effb03ed72b64f64bc72cdb68f7f2b29~mv2.png)
Vamos ver como a Cesgranrio cobrou o que vimos em prova:
CESGRANRIO – BR – Jornalista - 2012
Na fase de planejamento da comunicação, são definidas as estratégias e o tipo de campanha,
que devem estar de acordo com objetivos de comunicação e posicionamento da marca.
Assim, uma campanha que tem como objetivo incrementar o valor percebido da empresa e
de sua marca é do tipo
a) cooperada
b) política
c) institucional
d) promocional
e) produto.
Comentário:
Os autores de jornalismo e marketing denominam as campanhas destinadas a aumentar o
valor percebido de uma empresa ou marca como campanhas institucionais. Portanto, o
gabarito da questão é a alternativa C.
Gabarito: C
Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Vendas e negociação, clique no botão abaixo e conheça a maior formação em em vendas e negociação para a Banca Cesgranrio e o concurso do Banco do Brasil:
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Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.
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