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Conceito de Valor, vamos aprender isso para o concurso do Banco do Brasil.

Foto do escritor: Marcelo SoaresMarcelo Soares

Fala pessoal!


Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.


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Pois bem.


Feito o convite, vamos ao que interessa.Hoje, conversaremos sobre o conceito de Valor, tema de vendas e negociação para o concurso do Banco do Brasil.


O valor, que é um conceito central do marketing, é a relação entre a somatória dos

benefícios tangíveis e intangíveis proporcionados pelo produto e a somatória dos custos

financeiros e emocionais envolvidos na aquisição desse produto


O conceito de valor é importantíssimo para todas as pessoas que trabalham com

vendas ou marketing. De maneira prática, valor corresponde a quanto o cliente acha que

determinado produto (bem ou serviço) acrescenta ao seu patrimônio. Vamos entender isso um

pouco melhor:


1o Exemplo: Qual o valor que você acha que possui os óculos abaixo?


As lentes estão estilhaçadas e uma das hastes está quebrada. Além disso, talvez, você

sequer precise de óculos. Assim, o valor que você atribuirá a esses óculos será muito baixo.

Afinal, ainda que eu lhe dê esses óculos de presente, você terá um ganho muito pequeno no seu

patrimônio. Agora, vejamos outro exemplo:


2o Exemplo: Qual o valor que você acha que possui o carro abaixo?


A imagem apresenta um carro esportivo, aparentemente, novinho. Legal, né?

Então, deixa eu te perguntar uma coisa:


Você trocaria os óculos quebrados pelo carro esportivo novinho?


“Pergunta idiota, Marcelo. É claro que sim. Na hora!”


Ok. Eu sei que a pergunta é boba, mas o que eu quero que entenda é a lógica por trás

dela. Afinal, por que você aceitaria realizar essa troca? Pensa um pouco e reponde em seguida:

[....]


Resposta: Ora, você e a maioria das pessoas optaria pelo carro porque o carro possui

um valor maior do que os óculos quebrados. Simples assim. Então, guarde coisa para o resto da

vida: na hora de fazermos uma troca, vamos escolher aquilo que, na nossa avaliação, possui

maior valor.


Moleza até aqui, né?


“Tranquilo, Marcelo. Mas o que isso tem a ver com Vendas e Marketing?”


TUDO!!!


O que você precisa saber agora é que o ato de compra é um processo de troca, isto é,

trocamos dinheiro por um bem ou serviço.


Para que a gente aceite realizar essa troca, teremos que ter certeza de que o produto

(bem ou serviço) possui um valor maior do que o nosso dinheiro, ou seja, só comparemos algo

se acreditarmos que será vantajoso. De maneira mais simples, só aceitaremos trocar nosso

suado dinheirinho, caso o bem ou serviço a ser adquirido tenha um valor maior do que o

dinheiro.


Lembra da regrinha que aprendemos com o exemplo do carro e dos óculos? Pois é. Ela

também se aplica no momento da compra. Só escolheremos o produto ou serviço, caso

acreditemos que eles são mais valiosos que o dinheiro exigido para os adquirir.


É exatamente por causa dessa regrinha mágica (ao realizar trocas, buscamos aquilo que

tem maior valor) que o Marketing é tão importante. As ações de Marketing buscam aumentar

a percepção de valor dos bens e serviços, e , assim, estimular a troca de dinheiro por bens e

serviços. Essa é a lógica.


Vamos ver como a Cesgranrio cobrou o que vimos em prova:


CESGRANRIO – BR – Jornalista - 2012


Na fase de planejamento da comunicação, são definidas as estratégias e o tipo de campanha,

que devem estar de acordo com objetivos de comunicação e posicionamento da marca.

Assim, uma campanha que tem como objetivo incrementar o valor percebido da empresa e

de sua marca é do tipo

a) cooperada

b) política

c) institucional

d) promocional

e) produto.


Comentário:


Os autores de jornalismo e marketing denominam as campanhas destinadas a aumentar o

valor percebido de uma empresa ou marca como campanhas institucionais. Portanto, o

gabarito da questão é a alternativa C.


Gabarito: C


Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Vendas e negociação, clique no botão abaixo e conheça a maior formação em em vendas e negociação para a Banca Cesgranrio e o concurso do Banco do Brasil:




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Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.

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