Fala pessoal, tudo jóia?
No bate-papo de hoje, eu trouxe um tópico que é bastante cobrado em questões de Administração para concursos que cobrem as disciplinas de gestão da qualidade e excelência nos serviços públicos, a ferramenta da qualidade chamada Fluxograma.
O que é um Fluxograma?
Fluxograma é uma representação gráfica por meio de símbolos das sequências (passo a passo) de atividades que compõem um processo. Um ponto importante é que o fluxograma deve ser objetivo e de fácil entendimento para que os indivíduos da organização posam utilizá-lo efetivamente.
É amplamente utilizado em Gestão da Qualidade para visualizar, analisar e melhorar os processos de um sistema. Um fluxograma torna mais fácil a identificação de ineficiências, gargalos e oportunidades de melhoria. É uma ferramenta valiosa para compreender e otimizar processos, assegurando a eficiência e eficácia operacionais, elementos fundamentais na gestão da qualidade.
Tipos de Fluxogramas:
Existem vários tipos de fluxograma, sendo possível ilustrar diferentes níveis de detalhamento. É possível que para determinado objetivo a simples indicação da relação entre os macroprocessos (fluxograma sintético) seja suficiente. Em outros casos pode ser necessário um detalhamento em nível de tarefa (fluxograma analítico). Em resumo, o nível de detalhe do fluxograma depende do objetivo.
Vejamos abaixo um exemplo de fluxograma global:
Simbologias nos fluxogramas:
Note que são adotados diversos símbolos na construção de um fluxograma. Ainda não podemos afirmar que existe uma padronização total dos fluxogramas, pois a depender do tipo de fluxograma são utilizados símbolos diferentes. Atualmente o BPMN (bussiness processo management notation) é a principal linguagem para representação e diagramação dos processos de negócio (CESPE, TCE/RO,2013).
Vejamos alguns símbolos descritos no livro de Filho Chinelato (2011):
Além desses símbolos, existem outros que já foram cobrados em provas anteriores e, por isso devem ser memorizados:
Como Fluxograma é cobrado em questões:
CESPE – MPOG – Analista Técnico Administrativo - 2015
Tendo em vista que há diversos tipos de fluxogramas passíveis de utilização nas organizações, o gerente deve escolher o modelo de fluxograma que melhor se adapte a sua forma de conduzir e que, também, seja mais adequado ao processo em estudo.
COMENTÁRIO:
Perfeito o enunciado. Existem diferentes tipos de fluxograma, deve-se utilizar o formato mais apropriado para cada situação.
Gabarito: CERTO
CESPE – ICMBIO – Técnico Administrativo – 2014
O mapeamento de processos por meio de fluxogramas é adequado para representar macroprocessos, mas não se aplica à representação de atividades.
COMENTÁRIO:
O nível de detalhamento do fluxograma é feito de acordo com a necessidade. É possível realizar um fluxograma mais genérico (nível de macroprocesso) ou mais detalhado de forma a representar cada uma das atividades.
Gabarito: ERRADO
CESPE – TC DF – Analista de Administração Pública – 2014
O roteiro de entrevistas é um instrumento útil para coletar dados que subsidiem a construção de um fluxograma, pois possibilita que o analista conheça cada passo da rotina de forma detalhada.
COMENTÁRIO:
Os métodos mais comuns para elaboração de um fluxograma são a observação (observar como as atividades são realizadas no dia a dia) e a realização de entrevistas. A ideia básica é entender como funciona as atividades na prática para depois reproduzi-las por meio de um fluxograma.
Gabarito: CERTO
CESPE – TC DF – Analista de Administração Pública – 2014
Os fluxogramas são gráficos de processamento úteis para implantar, revisar ou analisar um sistema e planejar rotinas de trabalho.
COMENTÁRIO:
O fluxograma é uma ferramenta gráfica que detalha o passo a passo de um processo. Pode ser utilizada para implantar melhorias, revisões do fluxo das atividades e planejamento das rotinas de trabalho.
Gabarito: CERTO
Espero que tenha gostado do papo de hoje!
Até a próxima!
Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração para concursos públicos, sugiro que conheça o Administração em esquemas, nosso curso focado 100% em materiais de revisão (mapas mentais e flashcards) para quem quer consolidar o que vem aprendendo com os estudos de administração.
Além disso, caso você ainda esteja iniciando na caminhada dos estudos de administração, eu tenho uma solução: o curso de Formação Faixa Preta FGV te ensina Administração (geral e pública) do ZERO, desenvolvido pelo Prof. Marcelo Soares, baseado nos seus muitos anos de concurseiro, e te garanto que no final você vai estar acertando no mínimo 90% das questões de administração das provas.
E mais, se gosta de material gratuito de Administração para concursos públicos, incluindo aulas completas sobre os tópicos mais cobrados, não deixa de conferir o canal Prof. Marcelo Soares no Youtube, com lives de aulas completas dos tópicos mais cobrados de Administração para concursos toda quinta-feira.