Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. Já possuímos mais de 500 questões. Você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.
Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a Matriz Ansoff.
A Matriz Ansoff é mais uma matriz utilizada no auxílio da formulação de estratégias, porém ela auxilia o gestor de uma forma diferente das ferramentas de Análise de Portfólio (Matriz BCG e Matriz GE).
Eu costumo brincar que as ferramentas de Análise de Portfólio (Matriz BCG e Matriz GE) são as ferramentas do contador e a Matriz Ansoff é a ferramenta do sonhador. Vamos entender isso: quando estudamos as ferramentas de análise de portfólio você percebe que estamos olhando para dentro da empresa? Levantamos os produtos/unidades de negócio que estão dando lucro ou prejuízo, fazemos estimativas do crescimento do mercado, decidimos no que vamos continuar investindo e quais mercados vamos abandonar. É uma análise bem pé-no-chão, bem no estilo de Contador...rsrsrs
Mas e aí? Quer dizer que a empresa vai ficar para sempre fazendo as mesmas coisas? Atuando nos mesmos mercados para sempre e desde que tenha uma posição dominante?
Utilizando as análises de portfólio quando a SpaceX desenvolveria o mercado de viagens turísticas a lua?
Sequer existia esse mercado, então, não teríamos crescimento do mercado e nem participação da empresa, o que impossibilitaria enquadrar essa e qualquer outra estratégia inovadora dentro da Matriz BCG ou Matriz GE.
Para contrabalancear o estilo Contador, é preciso o estilo sonhador da Matriz Ansoff. Essa Matriz também considera os produtos que já existem e os mercados que já existem, porém inclui o fator inovação da conta. Ou seja, considera a possibilidade de empresa desenvolver um mercado inteiramente novo ou, ainda que o mercado já exista, um produto novo para aquele mercado.
Quer um exemplo de mercado novo? Viagens turísticas a lua. Antes da Space X ninguém viajava a lua para tirar selfie com o mozão. As viagens lunares eram feitas com fins militares ou comerciais.
Um exemplo de produto novo para um mercado que já existia está bem na sua frente: cursos em pdf. Antes desses cursos existirem já existia um mercado de concursos: livros, bancas de revistas, professores, cursinhos presenciais, etc. Com a popularização da internet, incluiu-se nesse mercado já existente um novo produto: cursos especializados em pdf e depois em vídeo.
Então, recapitulando: a Matriz Ansoff é a matriz sonhadora que considera não só os produtos e mercados existentes, mas também os produtos e mercados novos. Vejamos a carinha dela:
![](https://static.wixstatic.com/media/0f448c_ff1f7768a8894d1cbda8e4543d519f80~mv2.png/v1/fill/w_555,h_220,al_c,q_85,enc_auto/0f448c_ff1f7768a8894d1cbda8e4543d519f80~mv2.png)
Decorar os quadrantes é fácil:
1º) Você desenvolve aquilo que não existe.
Se a estratégia é “Desenvolvimento de Mercado” é porque o Mercado não existia, então o mercado é novo. Se a estratégia é “Desenvolvimento de Produto” é porque o Produto não exista, logo o produto é novo.
2º) Se tudo for novo é Diversificação.
3º) Se tudo for igual é Penetração de Mercado.
Já vimos dois exemplos interessantes. Como estratégia de “Desenvolvimento de Produtos” citamos o surgimento dos cursos especializados em PDF no mercado de concursos públicos e como exemplo de estratégia de “Diversificação” citamos as viagens lunares da Space X.
Agora vamos fazer uns testes para ver se você está afiado(a) nas outras estratégias:
Para ilustrar, vamos imaginar que que eu e você temos uma sorveteria em Cuiabá especializada em sorvete italiano.
▪ Após uma consultoria, constatamos que nem 2% da população cuiabana experimentou nossos sorvetes. Decidimos, portanto, aumentar o número de pessoas em Cuiabá que consome o nosso sorvete. Segundo a Ansoff, qual seria a estratégia:___________________
▪ Após analisar novos mercados, decidimos levar nosso sorvete para outras cidades. Segundo a Ansoof, qual seria a estratégia :______________________
Gabarito: Penetração de Mercado (Produto existente: Sorvete em Mercado Existente: Cuiabá) e Desenvolvimento de Mercado (Produto existente: Sorvete em um novo mercado: novas cidades).
Os exemplos são para te ajudar a memorizar os quadrantes. Nas provas as bancas colocam simplesmente: produto novo ou produto existe; mercado novo ou mercado existente, ok?
Que tal praticamos o que aprendermos com algumas questões?
FUNCAB – SEPLAG/MG – Gestão Pública – 2014)
A matriz Ansoff classifica as estratégias empresariais em quatro categorias. Aquela que corresponde a uma estratégia de explorar novos mercados com novos produtos é conhecida como:
a) diversificação.
b) desenvolvimento de mercado.
c) penetração no mercado
d) desenvolvimento de produto
COMENTÁRIO:
A matriz Ansoff propõe quatro estratégias, vamos relembrá-las por meio da análise das alternativas:
Alternativa A. Certo. Diversificação = novo produto e novo mercado.
Alternativa B. Errado. Desenvolvimento de mercado = produto existente e novo mercado.
Alternativa C. Errado. Penetração no mercado = produto existente e mercado existente.
Alternativa D. Errado. Desenvolvimento de produto = novo produto e mercado existente
Gabarito: A
Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, clique no botão abaixo e conheça a maior formação em Administração para as provas da FGV:
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Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.
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