Fala pessoal, tudo jóia?
No bate-papo de hoje, eu trouxe um tópico que é bastante cobrado em questões de Administração para concursos que cobrem as disciplinas de gestão da qualidade e excelência nos serviços públicos, a ferramenta da qualidade chamada Matriz GUT.
O que é a Matriz GUT?
Essa ferramenta é queridinha das bancas. Trata-se de uma ferramenta muito simples que, assim como o Diagrama de Pareto, serve para priorizar problemas. Nessa ferramenta utilizam-se três critérios para quantificar os problemas: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).
· Gravidade: nesse aspecto avalia-se o impacto do problema sobre a organização, ou seja, refere-se, em grande medida, ao custo que a empresa perde/perderia com o problema.
· Urgência: nesse aspecto consideramos o prazo disponível para agir, bem como o tempo de execução necessário para que a organização consiga intervir no problema.
· Tendência: avalia o potencial de crescimento do problema ao longo do tempo, bem como a probabilidade da ocorrência dessa evolução. A tendência pode indicar três situações distintas que podem ocorrer: estabilidade do problema, agravamento, ou mesmo, ainda que raro, a atenuação do problema.
Como a Matriz GUT funciona na prática:
Cada um dos problemas identificados na empresa recebe uma valor de 1 a 5 em cada um dos critérios da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) e, em seguida, esses valores são multiplicados. Quanto maior o resultado obtido, maior será a prioridade daquele problema, vejamos um exemplo abaixo:
No nosso exemplo, o problema “b” é o mais prioritário, em seguida, temos o problema “d” e o problema “c”.
Uma vez que já consiga identificar quais são os problemas prioritários a serem combatidos pela organização, resta buscar as causas daqueles problemas. Esse trabalho de busca de causas é complexo e depende de uma análise analítica e individualizada de cada problema. Para realizar essa análise uma ferramenta interessante é o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como “Diagrama de Espinha de Peixe” ou Diagrama de Causa e Efeito.
Questões Resolvidas
Para acertar questões sobre o tópico, eu te aconselho a memorizar os conceitos associados a Matriz GUT, como pra que ela é usada e o que significa cada um de seus critérios. Veja:
CESPE - MPU - Analista de Gestão Pública - 2013)
No diagrama GUT, o aspecto tendência refere-se ao tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis em caso de não atuação sobre os custos elevados envolvidos no funcionamento da organização.
COMENTÁRIO:
A pressão do tempo é mensurada pela “Urgência” dentro da Matriz GUT. A tendência indica à propensão à piora ou não do problema (potencial de crescimento do problema).
Gabarito: ERRADO
CESPE - MPU - Analista de Gestão Pública - 2013)
No diagrama GUT, o aspecto gravidade dos problemas é o mais relevante entre os aspectos analisados. A primazia desse aspecto apresenta a vantagem de permitir que se dê prioridade ao problema que deve ser solucionado primeiro.
COMENTÁRIO:
Na Matriz GUT o peso é o mesmo para todos os critérios (Gravidade, Urgência e Tendência).
Gabarito: ERRADO
Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração para concursos públicos, sugiro que conheça o Administração em esquemas, nosso curso focado 100% em materiais de revisão (mapas mentais e flashcards) para quem quer consolidar o que vem aprendendo com os estudos de administração.
Além disso, caso você ainda esteja iniciando na caminhada dos estudos de administração, eu tenho uma solução: o curso de Formação Faixa Preta FGV te ensina Administração (geral e pública) do ZERO, desenvolvido pelo Prof. Marcelo Soares, baseado nos seus muitos anos de concurseiro, e te garanto que no final você vai estar acertando no mínimo 90% das questões de administração das provas.
E mais, se gosta de material gratuito de Administração para concursos públicos, incluindo aulas completas sobre os tópicos mais cobrados, não deixa de conferir o canal Prof. Marcelo Soares no Youtube, com lives de aulas completas dos tópicos mais cobrados de Administração para concursos toda quinta-feira.