top of page

Maturidade de processos, segundo a SDPS – Society for Design and Process Science

Foto do escritor: Marcelo SoaresMarcelo Soares

Fala pessoal.


Professor Marcelo Soares para mais um bate-papo.


Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de Administração para concursos públicos do Telegram. Já possuíamos quase 200 questões comentadas e todo dia uma nova questão é postada. O tema da semana é definido por votação dos membros e você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.


Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a classificação da SDPS (Society for Design and Process Science) de maturidade e gerenciamento de processos.


Talvez, você nunca tenha ouvido dessa classificação, pois, de fato, ela não é tão popular. Você dificilmente vai encontrá-la nos livros de Administração, pois o grande referencial de gestão de processos é o CBOK. Apesar de não ser tão popular na literatura, essa classificação já foi cobrada em provas anteriores da Fundação Carlos Chagas- FCC.


Não temos histórico de questões de outras bancas, mas identifiquei, pelo menos, 17 questões da FCC sobre esse assunto, ou seja, esse assunto merece sua atenção.


Se essa classificação não consta nos livros, qual a fonte que a FCC utilizou para formular essas questões?


A FCC utiliza como referência um guia elaborado pelo falecido Gespública, programa nacional voltado à disseminação de práticas de qualidade na gestão pública e desburocratização que existia e que foi revogado pelo Decreto 9.094/17. Apesar da revogação do Gespública, muitos dos manuais, guias e documentos desse programa ainda servem de inspiração para as bancas organizadoras.


Nesse guia de processos do Gespública, temos que a SDPS propõe um ciclo de gerenciamento de processos de 4 etapas: 1) Modelagem. 2) Simulação, 3) Emulação, 4) Encenação. Quando tratamos de maturidade de processos, além das quatro etapas, temos o nível de interoperação, o qual ocorre quando os processos são geridos além das fronteiras da organização.


Vejamos a conceituação de cada um dos níveis de maturidade de processos, segundo a SDPS:


Entendendo as características e, principalmente, a sequência dos níveis de maturidade você consegue acertar as questões sobre esse assunto. Vamos praticar um pouco!


FCC – COPERGÁS – Administrador – 2016)

O diagnóstico do grau de maturidade dos processos de determinada organização apontou que as práticas de gestão e gerenciamento dos processos estabelecidos correspondia, de acordo com a classificação da Society for Design and Process Science – SDPS, aos denominados processos encenados, o que significa o

a) grau mais precário de gerenciamento, que não corresponde a um processo propriamente dito, sendo executados de maneira ad-hoc, sem previsibilidade.

b) segundo nível de maturidade, no qual os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados, que permitem a criação e a análise de cenários distintos.

c) grau mais avançado de maturidade, presente quando os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições.

d) terceiro nível de maturidade, quando os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados.

e) quarto nível da maturidade, quando os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequação dos requisitos do processo.

COMENTÁRIO:

A questão cobra a literalidade do conceito de processos encenados. Os processos encenados correspondem ao quarto nível de maturidade de processos segundo a SDPS.

Gabarito: E


FCC – TRT 23ª Região – Analista Judiciário – 2016)

O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos

a) gerenciados.

b) padronizados.

c) otimizados.

d) modelados.

e) interoperados.

COMENTÁRIO:

O nível mais avançado de maturidade de processos, segundo a SDPS, é o de processos interoperados, o qual ocorre quando os processos são executados e geridos além das fronteiras da organização.

Gabarito: E


Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.


Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.




169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2020 - Professor Marcelo Soares | Todos os direitos reservados

bottom of page