top of page

O melhor livro de Administração para concursos públicos

Foto do escritor: Marcelo SoaresMarcelo Soares

Atualizado: 10 de dez. de 2020

Administração vem ganhando cada vez mais espaço nos concursos públicos, sendo, em muitos casos, uma disciplina decisiva para a aprovação. Diante dessa constatação, escolhi o melhor livro de Administração para concursos públicos.


Para aqueles que se aventuram pela primeira vez ao estudo da Administração, as diversas teorias e autores podem causar certa angústia. É comum que o concurseiro se questione: “Afinal, como estudar Administração para concursos públicos?”


Se você também tem essa dúvida, sugiro que leia nosso artigo.


Não há dúvidas de que estudar Administração para concursos é uma tarefa árdua, porém com o material correto essa tarefa pode ficar mais fácil. Como explico em detalhes no artigo, em geral, recomendo os materiais em pdf de cursinhos especializados para concursos públicos. Entretanto, sei que muitos alunos gostam do cheirinho do livro e de ter um material já impresso para estudar, por isso analisei os mais diversos livros para indicar o correto para você.


A indicação está pautada em toda minha trajetória de aprovações e experiência como professor. Sem mais delongas, vamos às indicações bibliográficas:






Essa é a minha recomendação mais frequente para os concurseiros. Esse livro apresenta muitas vantagens, vamos listá-las:


  • Idalberto Chiavenato é um autor muito prestigiado pelas bancas

  • Existe boa probabilidade de que as questões do seu concurso sejam elaboradas a partir desse livro

  • Leitura leve.

  • Inclui assuntos de Administração Geral e Administração Pública

  • O livro conta com centenas de questões de concursos anteriores, o que te ajuda a fixar o conteúdo estudado.


Apesar de ser uma excelente recomendação, nem tudo são flores. O livro também apresenta algumas desvantagens, dentre elas podemos destacar:


  • A depender do seu concurso, o livro não abordará todos os tópicos do edital.

  • As questões do livro não são comentadas. Ao errar uma questão, você pode ficar sem entender o motivo.

  • Em alguns assuntos, a abordagem é relativamente superficial

Caso queira uma alternativa ao livro de Idalberto Chiavenato, não tenho dúvidas que o livro de Antônio Maximiano é a melhor opção.





De forma muito parecida com que ocorreu com Idalberto Chiavenato, Antônio Maximiano ao constatar que as bancas estavam utilizando os seus livros acadêmicos para elaborar questões, decidiu escrever um livro específico para concursos públicos. Vejamos as vantagens desse livro:


  • Antônio Maximiano é um autor muito prestigiado pelas bancas organizadoras.

  • Existe boa probabilidade de que as questões do seu concurso sejam elaboradas a partir desse livro.

  • Leitura leve

  • Inclui assuntos de Administração Geral e Administração Pública

  • Possui alguns esquemas para fixação do conteúdo

  • Conteúdo amplo


Dentre todas as vantagens, a meu ver, o grande mérito do professor Maximiano foi consolidar em um único livro tantos assuntos de Administração. Acredite: é impossível um único livro reunir todos os conteúdos dessa disciplina. Impossível! A disciplina é gigantesca e possui diversas ramificações (Administração de Pessoas, Qualidade, Projetos, Materiais, Marketing, Produção, etc), porém de todas as obras disponíveis no mercado, Maximiano foi o que chegou mais perto desse feito.


Apesar de ser uma excelente opção, a obra também possui alguns pontos fracos:

  • É o livro mais abrangente disponível, porém, ainda assim, a depender do seu concurso, não abordará todos os tópicos do edital.

  • O livro possui poucas questões de concurso

  • As questões disponíveis no livro não são comentadas.

  • Em alguns assuntos, a abordagem é relativamente superficial.


É claro que existem diversas opções. Esses mesmos autores possuem mais de dez livros publicados, porém essas são as únicas obras disponíveis no mercado que possuem, simultaneamente, dois aspectos fundamentais para todo concurseiro:


  1. Autores prestigiados pelas bancas organizadoras – Não adianta encontrar e ler excelentes livros de Administração, caso os autores não sejam utilizados pelas bancas organizadoras.

  2. Consolidam diversas áreas da Administração em uma só obra – caso optasse por livros acadêmicos, você precisaria selecionar, pelo menos, uns cinco livros diferentes para cobrir os mesmos assuntos que foram reunidos em cada obra.

Bem, espero ter ajudado você a começar a sua preparação com o pé direito. Se gostou da nossa indicação, curta o artigo. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber a respeito de algum livro, pode deixar o seu comentário que irei responder.


Forte Abraço e até a próxima.


Prof. Marcelo Soares

2.436 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 - Professor Marcelo Soares | Todos os direitos reservados

bottom of page