Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, canal de Administração com maior conteúdo para concursos públicos do Telegram.
Já temos mais de 330 questões comentadas e todo dia uma nova questão é postada. O tema da semana é definido por votação e você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.
Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre recrutamento e seleção.
Dentre os processos de agregar pessoas, dois se destacam: o recrutamento e a seleção.
O recrutamento consiste no processo de atrair candidatos para preenchimento de uma vaga disponível na organização. Nas palavras de Idalberto Chiavenato,
Recrutamento é o conjunto de políticas e ações destinadas a atrair e agregar talentos à organização para dotá-la das competências necessárias ao seu sucesso
De maneira mais prática, o recrutamento é a convocação de candidatos em potencial. A divulgação, por exemplo, de uma vaga de emprego no Linkedin é uma forma de fazer recrutamento.
A literatura de Administração descreve três tipos de recrutamentos: a) recrutamento interno, b) recrutamento externo e c) recrutamento misto.
O recrutamento interno ocorre quando a convocação de candidatos em potencial é feita junto a empregados atuais da organização. Imagine, por exemplo, que o cargo de gerente administrativo ficou disponível na empresa X. Caso a empresa X opte por um recrutamento interno, ela divulgará essa vaga apenas para indivíduos que já são seus empregados. Nesse exemplo, a empresa poderia divulgar a vaga para os seus empregados que ocupam o cargo de assistente administrativo. Em outras palavras, toda vez que a busca por candidatos a uma vaga é feita exclusivamente dentro da própria organização, teremos um recrutamento interno.
O recrutamento externo, de outra forma, ocorre quando a convocação de candidatos em potencial é feita junto a pessoas que não fazem parte da organização. Imagine, por exemplo, que o cargo de gerente administrativo ficou disponível na empresa X. Caso a empresa X opte por um recrutamento externo, ela divulgará essa vaga apenas para indivíduos que estão fora da organização. Nesse exemplo, a empresa poderia divulgar a vaga em jornais, revistas especializadas e redes socais. Em outras palavras, toda vez que a busca por candidatos a uma vaga é feita exclusivamente fora da própria organização, teremos um recrutamento externo.
O recrutamento misto concilia as práticas do recrutamento interno e externo. Em outras palavras, no recrutamento misto, a busca por candidatos é feita tanto dentro quanto fora da organização.
Uma vez que o recrutamento tenha sido realizado, realiza-se a seleção. A seleção consiste no processo de escolha do candidato potencialmente mais adequado às necessidades da organização.
De forma prática, a seleção é a comparação entre as necessidades da organização, necessidades que devem ser mapeadas e consolidadas no perfil profissiográfico, e as características dos candidatos, as quais devem ser identificadas por meio das técnicas de seleção.
Então, sinteticamente, poderíamos estruturar o recrutamento e a seleção, a partir da realização das seguintes etapas:
Empresa define as competências e/ou cargos que precisa preencher.
Em seguida, a empresa define as características do futuro ocupante do cargo em um documento denominado perfil profissiográfico.
Diante das características do ocupante e das respectivas vantagens e desvantagens, a empresa opta pelo tipo apropriado de recrutamento (interno, externo ou misto).
A empresa utiliza técnicas de seleção para identificar as características dos candidatos (por exemplo: entrevistas, dinâmicas de grupos)
A empresa escolhe o candidato que apresenta o candidato que potencialmente apresenta as características mais adequadas às necessidades da empresa.
Que tal praticarmos o que aprendemos com algumas questões?
1. CEBRASPE – PGE/PE – Analista Administrativo de Procuradoria – 2019)
Seleção é a escolha do candidato que potencialmente melhor atenda às características da vaga divulgada no processo de recrutamento.
COMENTÁRIO:
O enunciado descreve corretamente a relação que existe entre seleção e recrutamento. O recrutamento consiste na atração de candidatos potenciais e a seleção é etapa posterior que consiste na escolha do candidato mais adequado às necessidades da organização.
Gabarito: Certo
2. CEBRASPE – PGE/PE – Analista Administrativo de Procuradoria – 2019)
Existem três tipos de recrutamento: o interno, o externo e o misto.
COMENTÁRIO:
Perfeito. Existem três tipos de recrutamento: recrutamento interno, externo e misto. O recrutamento interno é aquele que promove o preenchimento das vagas e das oportunidades junto aos colaboradores atuais da empresa. O recrutamento externo é aquele que promove o preenchimento das vagas e das oportunidades por meio da admissão de candidatos externos O recrutamento misto ocorre quando a empresa promove a divulgação da vaga na sua própria estrutura e também no mercado
Gabarito: Certo
3. CEBRASPE – PGE/PE – Analista Administrativo de Procuradoria – 2019)
Independentemente do ramo de negócio, o recrutamento externo tem baixo custo e contribui para reduzir a taxa de flutuação de pessoal na organização.
COMENTÁRIO:
Quando comparados, o recrutamento externo possui um custo mais alto do que o recrutamento interno. Afinal, quando a divulgação é feita externamente é necessário um maior volume de recursos com a contratação de propaganda e anúncios. Além disso, o recrutamento externo tende a aumentar a rotatividade de pessoal, pois a mensagem enviada para os atuais colaboradores é que não existe talento disponível dentro da organização para o preenchimento da vaga.
Gabarito: Errado
Espero que tenha gostado do nosso bate-papo de hoje.
Se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram (Questões diárias) e nosso canal no Youtube (Vídeos novos toda quinta-feira).
Forte Abraço e até a próxima.
Opmerkingen